segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Cuidar da pele das mãos

Alô, gente linda!
Confesso  que sou muito preguiçosa para meter creme no corpo e acabo por faze-lo mais na época de verão. Os pés e as mãos, que tanto trabalham, são os mais negligenciados . Sou mesmo terrível! Nem é o tempo que me ocupa mas sim a sensação de ficar "melosa" no fim de estar toda limpa. Depois temos de arcar com as consequências.
Hoje venho falar-vos das mãos.

A pele das "costas" das mão é muito fina, com pouca quantidade de glândulas sebáceas, o que faz com que facilmente fiquem desidratadas, secas, ásperas. É uma região que está constantemente exposta a radiações solares e a um infinito número de agentes externos agressivos, desde alterações climáticas até ao uso de produtos abrasivos no nosso dia a dia. 
Por todos estes motivos a pele das nossas mão tem tendência para envelhecer precocemente apresentando-se brilhante, enrugada, flácida, com algumas manchas acastanhadas, as veias salientes... Isto também acontece porque é frequente o descuido com as mãos acabando por apenas serem lavadas na maioria das vezes.

Deixo-vos aqui algumas dicas para proteger e cuidar melhor das nossas mão no nosso quotidiano:
  • evite lavar as mãos com água muito quente e preferencialmmente use um sabonete neutro,
  • use diariamente um creme de mãos hidratante, aplique depois de lavar as mão e ande com um na mala para aplicar várias vezes durante o dia,
  • mantenha as unhas limpas, cuidadas e as cutículas hidratadas,
  • não dispense o uso de luvas nas tarefas domésticas e jardinagem, ajudando a conservar a pele das mãos jovem durante mais tempo,
  • aplique e reaplique protetor solar no dorso das mão, o sol é ums principais contributos para o envelhecimento da pele,
  • faça uma esfoliação uma vez por semana. Por exemplo com uma mistura de açúcar e azeite, massaje as mãos até as sentir macias, lave e aplique um creme hidratante. Para potencializar este efeito de hidratação pode deixar estar o creme mais espesso e durante algum tempo como se fosse uma máscara. Este processo vai ajudar a retirar as células mortas e a dar um "banho" de hidratação à pele das mãos. 

A verdade é que se adoptar estes e outros hábitos de cuidado  vai poder protege-las e evitar o envelhecimento precoce das mãos. Que tal , está na hora de pensar nisso!

imagem retirada da net

2 comentários:

  1. Vou ser sincera, minha querida Ana, não tenho cuidados quase nenhum com as mãos e sei que devia! Esta publicação vai ser o meu incentivo, prometo!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UM MEGA CABAZ DE FAVORITOS DA ESSENCE

    ResponderEliminar
  2. Conheces o ditado "Em casa de ferreiro espeto de pau"? Este post também é um incentivo para mim, tipo post it.
    Beijinhos e obrigada por passares cá!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita, as suas palavras são importantes!