quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Pele seca e sensível : Avène ou Uriage

A maior parte das pessoas parece ter problemas relacionados com pele oleosa, com uma quantidade de interferências no seu quotidiano, que às vezes nem me passaria pela cabeça. Porquê? Bem, porque eu faço parte daquela percentagem que tem a pele seca. E a minha, é tão delicada (fosse eu uma princesa!), que também é sensível. 
O que é isto de pele seca e sensível? Portanto, em palavras minhas e experiência própria: é uma pele que se não for minimamente cuidada apresenta-se seca, desidratada, sem elasticidade, sem brilho, com tendência para escamar. Quando está no seu auge fica com manchas vermelhas, reagindo particularmente às mudanças de ambientes frio/quente. No rosto não deixo chegar ao limite mas, nas pernas e braços dá-me uma comichão terrível após o banho, que quase tenho vontade de chorar, tal é o desconforto!
O que devo fazer (e seguir o meu próprio conselho!) : beber bastante água, Ana!!! E, ter um miminho com o corpo, passando uma loção hidratante DIARIAMENTE! Não só em situação de crise.
Não se recomendam esfoliações frequentes, nem nada que implique esfregar com insistência. 

No Verão sou mais sensata nos cuidados corporais e regular no uso de um condicionador para o corpo ou, então, aplico o creme hidratante ainda no banho e uma pequena passagem de água. É estranho?! É que detesto aquela sensação de ficar untada e vestir roupa por cima. 

No Inverno...Este ano ainda não estava a correr muito mal mas a pele do meu rosto começou a ressentir-se do frio. Apesar de estar a usar um serum maravilhoso da Pure Altitude, que já mencionei aqui, tive de voltar ao produto que me ajuda melhor nesta época. 
Daí esta publicação: Avène - Uriage.


O ano passado usei o da Avène com o qual me dei bastante bem, ajudou-me a atingir o equilíbrio de hidratação que necessitava. Quando terminou, decidi experimentar o da Uriage, porque ouvia falar muito bem. 
A experiência: o da Avène é muito bom, tem proteção solar, espalha-se muito bem, a pele vai adquirindo elasticidade e brilho natural. O da Uriage é um pouco mais espesso, tem um cheirinho agradável, fica um pouco mais gorduroso na aplicação mas depois é facilmente absorvido pela pele.
Como conclusão: gosto de ambos e depende do estado da pele. Se  tiver muito ressequida é melhor utilizar o creme da Uriage como um tratamento mais intenso porque o resultado vai ser positivo. Se estiver naquela fase intermédia, o resultado com o creme da Avène é bastante bom, a pele fica suave, macia e confortável. 
Quando começa a ficar "demasiado" hidratada, isto é, quando a pele já recuperou o seu equilíbrio natural, evidencia-se por algumas zonas a ficarem oleosas. Então, está na altura de mudar novamente a rotina e alterar para um creme mais leve.

Quanto à vermelhidão...não, não desaparece. Nada que um bocadinho de base não cure  :D

E vocês, alguém tem uma dica para me ajudar ou quer partilhar experiências? Bjtos

2 comentários:

  1. Olá Ana...enfim encontrei alguém com o mesmo "problema" que eu...hahahahaha
    Não é sempre...mas muitas vezes que mal termino o banho...já sinto uma super coceira nas minhas pernas e braços...é realmente muito irritante(no mínimo).Eu pensava ser por conta de alguma alergia a formula dos shampoos que usava...mas sei lá né...pode ser isso que você contou no post mesmo,pele ressecada e sensível.
    Eu sinto coceira em boa parte do corpo...no inverno,no calor...sempre estou com alguma "alergia" pelo corpo. :(
    Ainda pretendo buscar um especialista para acabar com isso.
    Enfim...gostei dos produtos e gostaria de experimentar...vou procurar.
    Inscrita aqui no seu blog.
    Bjus.
    www.meninabymulher.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beth! É um alívio quando encontramos alguém que compreende as nossas aflições! Cheguei a gastar um dinheirão num gel de banho especial, pensei que estava a fazer alergia à água (não tinha lógica porque estava tudo igual), enfim...Há épocas terríveis mesmo! A Avène é uma marca mto boa para a pele sensível. Obrigada pela sua visita e...já estou inscrita no seu blog. Bjtos

      Eliminar

Obrigada pela visita, as suas palavras são importantes!